A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
facebook
facebook
Bairro «O Comércio do Porto» « voltar às obras


Planta do Bairro O Comércio do Porto, Outubro 1899.

Início do projecto 1899
Data de início da obra 1899
Data de inauguração 1905

Promovido pelos proprietários de O Comércio do Porto, em terrenos municipais e entregue à gestão municipal após a conclusão da obra, este bairro inscreve-se na política de envolvimento da sociedade civil na filantropia social e, em particular, na promoção de condições higiénicas para a cidade.
Com essa vontade de servir como modelo higiénico para uma política de inversão das condições de habitação do operariado, o projecto baseia-se nos modelos de habitação económica da viragem do século. Contudo, trata-se de modelos onde não se experimentam as potencialidades da habitação colectiva. Cada casa tem duas frentes, perpendiculares entre si, de modo a que um grupo de quatro casas forme um conjunto unitário. Esse conjunto é desenhado como se de uma casa só se tratasse, de modo a que cada conjunto se aproxime da imagem e da dimensão de uma só casa, evitando o carácter caricatural que a construção de unidades isoladas poderia provocar.
 

Bibliografia de referência
CARDOSO,  António, O arquitecto José Marques da Silva e a arquitectura no Norte do País na primeira metade do séc. XX, Porto, Faup-publicações, 1997, pp. 119-121.

Localização
Porto, Rua da Constituição/Rua da Serpa Pinto — Monte Pedral
Google Map

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz