A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
facebook
facebook
Bairro «O Comércio do Porto» « voltar às obras


Planta do Bairro O Comércio do Porto, Outubro 1899.

Início do projecto 1899
Data de início da obra 1899
Data de inauguração 1905

Promovido pelos proprietários de O Comércio do Porto, em terrenos municipais e entregue à gestão municipal após a conclusão da obra, este bairro inscreve-se na política de envolvimento da sociedade civil na filantropia social e, em particular, na promoção de condições higiénicas para a cidade.
Com essa vontade de servir como modelo higiénico para uma política de inversão das condições de habitação do operariado, o projecto baseia-se nos modelos de habitação económica da viragem do século. Contudo, trata-se de modelos onde não se experimentam as potencialidades da habitação colectiva. Cada casa tem duas frentes, perpendiculares entre si, de modo a que um grupo de quatro casas forme um conjunto unitário. Esse conjunto é desenhado como se de uma casa só se tratasse, de modo a que cada conjunto se aproxime da imagem e da dimensão de uma só casa, evitando o carácter caricatural que a construção de unidades isoladas poderia provocar.
 

Bibliografia de referência
CARDOSO,  António, O arquitecto José Marques da Silva e a arquitectura no Norte do País na primeira metade do séc. XX, Porto, Faup-publicações, 1997, pp. 119-121.

Localização
Porto, Rua da Constituição/Rua da Serpa Pinto — Monte Pedral
Google Map

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz