A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS)

 

José Marques da Silva, Casa-Atelier (1909)


A FIMS é uma fundação de direito privado, instituída pela Universidade do Porto e reconhecida em despacho publicado no Diário da República n.º 139, de 21 de Julho de 2009. A FIMS tem como missão a promoção científica, cultural, formativa e artística, designadamente a classificação, preservação, conservação, investigação, estudo e divulgação de todo o património artístico e arquitectónico do arquitecto José Marques da Silva e, ainda, o acervo literário, artístico, arquitectónico e urbanístico dos Arquitectos Maria José Marques da Silva Martins e David Moreira da Silva, bem como, complementarmente, o acolhimento ou incorporação de outros fundos ou unidades documentais de valor patrimonial, histórico, científico, artístico ou documental relativos, preferencialmente, à arquitectura e ao urbanismo portuense e português.

A FIMS pretende ser uma instituição de referência nos domínios da cultura arquitectónica e artística, do projecto de intervenção patrimonial, do estudo, tratamento, conservação e divulgação de documentação de arquitectura, tanto a nível nacional como internacional, cooperando com outras instituições ou entidades com idênticas finalidades. Além da dotação inicial aquando da instituição pública, acresce ao seu património a doação pela Universidade do Porto de todos os bens móveis e direitos que lhe foram legados pela arquitecta Maria José Marques da Silva e seu marido David Moreira da Silva, em resultado da decisão de transformação do Instituto José Marques da Silva nesta Fundação.


Do conjunto patrimonial salienta-se o diversificado acervo documental em diversos suportes legado por estes arquitectos, com uma variedade de inegável valor cultural, artístico, arquitectónico e social. Esse acervo caracteriza-se pelos arquivos profissionais do arquitecto Marques da Silva e, também, dos arquitectos Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva. Esses arquivos são unificados pelo arquivo da família Lopes Martins, onde se filia a mulher de Marques da Silva, incluindo, para além do enquadramento social da produção dos dois arquivos de arquitectura, uma importante colecção artística, nomeadamente de pintura coeva. Este conjunto complexo de informação está sediado na própria Casa-Atelier do arquitecto que forma conjunto com o palacete da família Lopes Martins, numa unidade construída com qualidades singulares na Praça Marquês do Pombal, lugar estratégico da cidade do Porto. 

 

Estatutos Publicados on-line no Portal da Justiça em 2008-11-03.

 

Consultar Estatutos

Consultar Ato de reconhecimento/Despacho nº 16482/2009

Consultar Alteração (Fevereiro 2011)

Consultar Alteração (Novembro 2011)

Consultar Plano Estratégico

 Consultar Código de Conduta

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz