A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

O Porto de Marques da Silva

 

Género Curso de Verão

Datas 6 a 10 de Julho de 2009

O programa “O Porto de Marques da Silva” tem um intuito formativo e formador de uma nova abordagem aos problemas da arquitectura e da cidade como construção cultural, onde se perspectivam leituras dos fundamentos modernos do século XX, e é destinado a universitários e profissionais, para além da área disciplinar da arquitectura e urbanismo.
Pretende-se reflectir sobre a cidade e a arquitectura na passagem do século XIX para o século XX, através de sessões temáticas organizadas a partir de obras chave de Marques da Silva, no Porto. Procura-se fomentar a aquisição de competências na interpretação deste momento arquitectónico, cultural, socioeconómico e técnico em confronto com os contextos contemporâneos, assumindo que a possibilidade de olhar a cidade do Porto a partir da obra de Marques da Silva, um século depois, pode servir para compreender as metamorfoses actuais da arquitectura e do urbano.
A obra de Marques da Silva, ao tratar os novos programas como a Estação de São Bento, os Grandes Armazéns Nascimento, o Teatro de São João, os Liceus, os edifícios de plurifuncionais de escritórios, comércio e habitação, entre outros, dá resposta aos processos de massificação e de modernidade verificados em todos os sectores da sociedade, sendo portadora de novos significados para a produção arquitectónica.

Temas
1. Ser arquitecto e ser moderno em 1900 / 2. A Estação de São Bento / 3. Teatro Nacional São João / 4. Arquitectura dos Liceus / 5. A Casa e Jardins de Serralves

Visitas de estudo
Visita guiada à Avenida dos Aliados e São Bento / Teatro Nacional São João / Liceu Rodrigues de Freitas / Casa e Jardins de Serralves

Docentes
Professores André Tavares (FIMS/DAAUM), António Cardoso (FLUP), Gonçalo Canto Moniz (FCTUC), Luís Soares Carneiro (FAUP) e Rui Ramos (FAUP).

Notas
6 a 10 de Julho, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Observações
Integrado no programa da Universidade de Verão da Universidade do Porto. Destina-se a estudantes universitários e licenciados, nacionais e estrangeiros, incluindo antigos estudantes da Universidade do Porto, bem como a profissionais que, pelo seu relevante currículo, sejam considerados detentores das competências necessárias para a sua frequência. Os candidatos poderão optar por inscrever-se em mais do que um módulo, beneficiando, neste caso, de um desconto de 5%.

Candidaturas e Inscrições
As candidaturas deverão efectuar-se até ao dia 31 de Maio de 2009, acompanhadas do envio da ficha de candidatura, texto de motivação e curriculum vitae, para o email educacao.continua@reit.up.pt ou por correio para:

Reitoria da Universidade do Porto
Unidade de Educação Contínua
A/C Joana Coutinho / Gisela Oliveira

Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto

A seriação dos candidatos terá em consideração a ordem de chegada das fichas de candidatura, o texto de motivação e o CV. Após o período de análise das candidaturas e respectiva confirmação dos candidatos até ao dia 5 de Maio, os candidatos admitidos deverão efectuar o pagamento da taxa de inscrição (€ 50,00). As inscrições são limitadas a um máximo de 30 participantes por módulo, sendo necessário um mínimo de 15 participantes para viabilizar cada.

www.reit.up.pt

 

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz