A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Podcasts
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Recrutamento
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
X
Instagram

3 | Veneza - Finissage da Bienal de Arquitectura 2016
2 | Entre Porto e Paris
1 | 1913-2013 Bruxelas e Gand

 

 


 

 

 

Veneza - Finissage da Bienal de Arquitectura 2016
Viagem de 4 dias - 24 a 27 de novembro


 

A 15ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, comissariada por Alejandro Aravena, irá encerrar a 27 de novembro. Portugal encontra-se representado pelo projeto "Neighbourhood: where Álvaro meets Aldo", com curadoria dos arquitetos Nuno Grande e Roberto Cremascoli. Para assinalar a finissage, o Governo de Portugal-DG Artes está a programar, no Bairro da Giudecca, uma visita guiada pelos curadores à exposição e uma conferência com o arquiteto Álvaro Siza.

 

Para quem ainda não teve oportunidade de visitar a Biennale, a Fundação Marques da Silva e a Talkie-Walkie programaram, com o apoio da Agência Pinto Lopes, uma viagem a Veneza que inclui não somente o acesso à visita guiada e à conferência, como a possibilidade de conhecer os espaços da Biennale instalados no Giardini e no Arsenal. Oportunidade portanto para conhecer as respostas ao desafio lançado por Aravena, como mote para esta edição "Reporting from the Front".

 

O roteiro proposto oferece ainda a possibilidade de visitar a Igreja del Santissimo Redentore, de Andrea Palladio, e o recém-inaugurado Museu de Arte Punta della Dogana, de Tadao Ando.

 

As inscrições decorrem até ao dia 27 de outubro.
 

Para aceder ao roteiro completo e conhecer condições de participação, pf clique aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre Porto e Paris

Viagens de Marques da Silva | 2

23 a 27 de abril de 2014

 

 

 

A viagem deve ser entendida como uma constante na obra e atividade profissional do arquiteto Marques da Silva, fundamental e influenciadora de toda a sua produção arquitetónica. Viajar constitui uma forma de estudo, uma oportunidade de buscar soluções e modelos para os projetos a executar, numa tentativa de transpor para o seu país as novidades e as referências, ao seu tempo, definidoras do progresso e da modernidade.


A cidade de Paris adquire uma dimensão simbólica no percurso de Marques da Silva. A ela chega em 1889, na azáfama da comemoração do centenário da Revolução e enquanto se erguia a Torre que hoje se confunde com a imagem da cidade. A aprendizagem e vivência parisiense acabariam por ser estruturantes no percurso do arquiteto e do homem, para quem Paris será uma referência permanente, um lugar de eterno retorno.

Por proposta da Fundação e com organização da Touch Travel, este será o próximo destino do circuito das Viagens de Marques da Silva, a (re)descobrir na companhia do conferencista Pierre Léglise-Costa, entre 23 e 27 de abril. 

 

Consultar itinerário e condições
 

 

 

1913-2013 Bruxelas e Gand

Viagens de Marques da Silva | 1

10 a 13 de outubro de 2013

 

Postais relativos à Exposição Universal de Gand, em 1913, adquiridos por José Marques da Silva

 

 

Com a programação de uma viagem a Bruxelas e Gand, a realizar entre 10 e 13 de outubro de 2013, a Fundação Marques da Silva inicia um ciclo de propostas de turismo cultural inspiradas nas “Viagens de Marques da Silva”.
 

Em 1913, Marques da Silva empreendeu uma viagem à Bélgica com o intuito de visitar a Exposição Universal de Gand. Num ano em que ocupava o lugar de Diretor da Escola Portuense de Belas Artes, fazia parte da Comissão Municipal de Estética e desenvolvia importantes projetos na cidade do Porto, entre eles, o Teatro de S. João, os Armazéns Nascimento e o Liceu Alexandre Herculano, a visita à Exposição proporcionou-lhe a oportunidade de percorrer as várias seções que a integravam, então distribuídas por 22 grupos, e nos quais, considerando os seus interesses, se destacavam as temáticas relacionadas com a Educação e Ensino, as  Artes (grupo onde se inscrevia a Arquitetura), a Decoração de mobiliário ou a Higiene e Conforto. Em 2013, passados 100 anos, a Fundação Marques da Silva propõe a revisitação de Gand, cidade que comemora a efeméride com uma série de iniciativas ilustrativas da importância da Exposição, no seu tempo e dos seus reflexos na atualidade, com passagem por Bruxelas, um dos destinos também visitados por Marques da Silva.
 

O roteiro proposto apresenta um programa diversificado, distribuído por 4 dias, que convida o participante a percorrer as obras e locais mais emblemáticos das duas cidades na companhia de guias especializados em arquitetura e  história da arte, bem como a visitar algumas das exposições e iniciativas culturais patentes ao público em outubro de 2013.

 

PROGRAMA

Primeiro dia: 

Porto/Bruxelas
Visita ao centro de Bruxelas
Programa opcional: ida ao teatro La Monnaie


Segundo dia: 

Visita guiada "De l´Art Nouveau à l´Art Déco"
Visita ao Museu Real de Belas-Artes de Bruxelas
Bruxelas/Gand
Passeio noturno pela cidade
 

Terceiro dia:

Visita guiada "100 years of world exhibition 1913"
Visita pelo centro histórico de Gand
 

Quarto dia:

Visita ao Museu de Belas-Artes de Gand
Visita ao Museu de Design de Gand
Gand/Bruxelas
Bruxelas/Lisboa/Porto

 

PREÇOS e CONDIÇÕES

Preço individual:
Em quarto duplo: €950
Em quarto individual: €1100

 

Serviços incluídos:
• Passagens aéreas em classe económica na TAP/Brussels Airlines
• Estadia de 3 noites em quartos standard em hóteis de 4 estrelas e em regime de pequeno-almoço incluído
• Transfers
• Bilhetes de comboio
• Guia especializado durante todo o programa e guias locais em actividades específicas em Bruxelas e Gand
• Entradas nos museus e visitas guiadas
• Manual do viajante
 

PAGAMENTO e INSCRIÇÕES

30% no ato da inscrição
70% até 30 dias antes da data da partida.

Inscrição: só é válida com o pagamento do sinal; o viajante pode inscrever-se através de email [fims@reit.up.pt | assunto: 1913-2013 | Bruxelas e Gand] até 30 de setembro, mediante o número de lugares disponíveis;
Confirmação da viagem: até 31 de agosto.
Número mínimo para a realização da viagem: 10 participantes.
 

Visita virtual à exposição de 1913
Imprimir folheto informativo

 

 



© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz