A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

2017
Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #7 Carlos Guimarães
Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #6 Manuel Mendes
Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #5 Manuel Fernandes de Sá
Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #4 Margarida Coelho
Octávio Lixa Filgueiras: o Habitat da Modernidade | Conversa #2
Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #3 Álvaro Meireles
Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #2 Alexandre Alves Costa
Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #1 Carlos Carvalho Dias
Octávio Lixa Filgueira: da função social do arquiteto
Lançamento da Exposição Virtual sobre o Centenário da Avenida da Cidade
No Centenário da Avenida da Cidade | Vídeo Síntese do Programa

2016
Doação do Acervo de Alfredo Matos Ferreira à Fundação Marques da Silva
Fragmentos de um "Percurso": Fernando Távora
Entrevista de José Carlos Loureiro a Alexandre Alves Costa e Luís Urbano
No centenário da Avenida da Cidade: "Primeira Pedra"

2015
José Carlos Loureiro, Arquitecto | Homenagem 90 anos: entrevistas
José Carlos Loureiro, Arquitecto | Homenagem 90 anos: Vídeo
Una pequeña casa. 1923 | conferência de Josep Quetglas
O lugar de S. Bento: o Convento, a(s) Irmandade(s), a Estação
Giorgio Grassi: Lançamento de livro e Aula Magna

2014

Mais que o sonho da passagem, a propósito dos 150 anos de Veloso Salgado: Inauguração de Exposição e Visita 1 do Roteiro
Container & Content | 23 de maio de 2014 - Sessão 2

2013

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 6

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 5

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 4

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 3

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 2

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 1

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora "Minha Casa" | Prólogo

Figura Eminente UP 2013:  apresentação instalação | "Uma porta pode ser um romance"

Figura Eminente UP 2013: Sessão inaugural | "Minha Casa"

Marques da Silva: Imagens e Memórias | Exposição de Pintura

 

 

 

 

 

Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #7 Carlos Guimarães

São os momentos de crise, de questionamento e reformulação do Curso de Arquitetura, de 69 e de 74, que criam a circunstância e moldam o relacionamento do atual Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto com Octávio Lixa Filgueiras. Para além da transitoriedade e singularidade dos factos, Carlos Guimarães realça a coerência do carácter e das convicções de uma figura nem sempre compreendida, mas ainda assim progressista e cujo contributo, em termos teóricos, disciplinares e pedagógicos, não hesita em considerar como parte integrante do processo conformador do que "genericamente e de forma simplificada se chama a cultura da Escola do Porto".

Com este depoimento, uma leitura de Octávio Lixa Figueiras feita sobre a linha do tempo, conclui-se a publicação do conjunto de entrevistas conduzidas por Gonçalo Canto Moniz e com som, imagem e edição de Luís Urbano, realizadas a 7 de abril de 2017, na Casa-Atelier José Marques da Silva, no âmbito do programa de sinalização do acervo de Octávio Lixa Filgueiras comissariado por Gonçalo Canto Moniz e Nelson Mota.


Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link

 

 

 


Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #6 Manuel Mendes

Manuel Mendes estrutura a sua evocação de Octávio Lixa Filgueiras em torno de uma ideia central: o registo de um afastamento que evoluiu na distância do meu crescimento. A partir desta frase, início e remate do seu depoimento, estrutura um conjunto memórias que sobrevoam tempos e vivências distintos. Através da sua história pessoal viajamos até Moçambique, para, nos tempos de inquietação vividos na Escola do Porto, o nome de Octávio Lixa Filgueiras adquirir corpo e substância. A narrativa oscila entre a evocação dos factos e a leitura consciente do sentido que lhe vai atribuindo para, no final e em tom de sincera homenagem, fazer o balanço pessoal do legado que fica, inseparável de uma reflexão sobre a própria Escola, sobre o confronto entre a ‘disciplina’ e o ‘ofício’ da Arquitetura.


Durante a próxima semana encerrar-se-á este ciclo de 7 depoimentos, com a publicação da entrevista a Carlos Guimarães, tal como as anteriores, conduzida por Gonçalo Canto Moniz, com som, imagem e edição de Luís Urbano.

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link


 

 

 

 

Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #5 Manuel Fernandes de Sá


 

As memórias de Manuel Fernandes de Sá sobre Octávio Lixa Filgueiras recuam à sua infância, altura em que lhe permitido tomar parte nas muitas viagens realizadas com o seu pai, então colega de Filgueiras nas Obras Públicas. As primeiras impressões apenas se confirmaram com o passar do tempo: a grande diversidade temas que lhe despertavam interesse e que conseguia abordar com uma inteligência e profundidade assinaláveis, um apurado sentido de humor marcado pela ironia. Enquanto aluno de Analítica 1 e 2, aprendeu com Mestre Fil a utilizar o desenho de forma intensiva e criteriosa como base de trabalho e a assimilar uma particular sensibilidade para as questões interdisciplinares e para a dimensão social da arquitetura. Já como arquiteto, os finais dos anos 70 trariam a experiência conjunta de um trabalho de levantamento patrimonial que procurava responder avant la lettre às questões do "re-uso", bem como a participação numa tentativa, não concretizada, de criar um curso-atelier, em Aveiro, intrinsecamente ligado às necessidades dos municípios.
 

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link

 

 

 

 

 

Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #4 Margarida Coelho


 

Publicamos hoje, 16 de agosto, no dia em que passam 95 anos sobre o nascimento de Octávio Lixa Filgueiras, o depoimento de Margarida Coelho, o quarto dos sete que foram gravados para a exposição “Octávio Lixa Filgueiras: o Habitat da Modernidade”.

Neste testemunho, Margarida Coelho deixa transparecer o afeto e o reconhecimento pela figura que marcou momentos determinantes da sua vida: da aprendizagem académica na Escola de Belas Artes do Porto à viagem pela Dinamarca, do exercício inicial de uma prática do ofício à incursão pelos domínios do património, com a passagem pelo Instituto Português do Património a representar um marco importante do seu percurso profissional, mas, sobretudo, a lição recebida sobre um certo modo de pensar, questionar e refletir como fundamento prévio de uma qualquer ação. E da narrativa pessoal, da história de uma amizade que se foi consolidando no tempo, vão emergindo também outros personagens e territórios.
 

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link

 

 

 

 

Octávio Lixa Filgueiras: o Habitat da Modernidade | Conversa #2
Casa-Atelier José Marques da Silva, 26 de junho de 2017
Com: Bruno Gil, Edite Rosa, Helena Maia, Jorge Figueira e Pedro Baía
Moderação: Gonçalo Canto Moniz e Nelson Mota
Intervenções especiais: Maria de Fátima Marinho e José Forjaz

 

 
Abertura da sessão e intervenções de Jorge Figueira, Edite Rosa e Pedro Baía

 


Intervenções de Bruno Gil e Helena Maia, testemunho de José Forjaz e do debate

 

Para situar o pensamento, ação pedagógica e obra de Octávio Lixa Filgueiras e refletir criticamente sobre o seu sentido nos dias de hoje, Gonçalo Canto Moniz e Nelson Mota propuseram a realização de duas conversas: a primeira a 26 de maio, com a participação de Ana Tostões, Eduardo Fernandes, Raquel Paulino e Pedro Bandeira, e a segunda a 26 de junho, com Bruno Gil, Edite Rosa, Helena Maia, Jorge Figueira, Pedro Baía e a participação especial de José Forjaz. Por imprevistos de ordem técnica, não ficou registada a primeira sessão, mas, com o apoio da TVU, torna-se agora possível disponibilizar a todos os interessados a gravação da segunda sessão que, devido à sua duração, está dividida em duas partes.

 

Para aceder à gravação clique nas imagens ou nos seguintes links: Parte 1 | Parte 2

 

 

 

 

 

 

 

Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #3 Álvaro Meireles

 

Álvaro Meireles foi aluno e, mais tarde, colaborador de Octávio Lixa Filgueiras. Das memórias que preserva sobressai a amizade que, passo a passo, foi transformando a irreverência dos primeiros encontros numa cumplicidade evidente de interesses, assente em muitas histórias vividas em comum. Com este depoimento, o terceiro da série, atravessamos vários tempos, conduzidos por um testemunho que vai cruzando as vivências da Escola de Belas Artes com a experiência de Atelier, rematado pela narrativa de um agora improvável "barco das padeiras".
 

Foram 7 as entrevistas conduzidas por Gonçalo Canto Moniz, com som, imagem e edição de Luís Urbano, no dia 7 de abril de 2017, na Casa-Atelier José Marques da Silva, no âmbito do programa de sinalização do acervo de Octávio Lixa Filgueiras comissariado por Gonçalo Canto Moniz e Nelson Mota. Em breve será lançada a quarta, com Margarida Coelho.

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link

 

 

 

 

Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #2 Alexandre Alves Costa


O percurso de Alexandre Alves Costa, o segundo entrevistado da série iniciada com Carlos Carvalho Dias, cruza-se com Octávio Lixa Filgueiras num tempo ainda de formação, enquanto aluno da Escola de Belas Artes do Porto. Uma experiência pedagógica a constituir-se ponto de partida para um conjunto de reflexões sobre os fundamentos metodológicos do ensino e da própria disciplina da Arquitetura. De forma crítica, em perspetiva, sem esconder dissensões e encantamentos, Alexandre Alves Costa vai recordar também, neste seu depoimento, o ‘confronto’ entre Lixa Filgueiras e Fernando Távora, a ligação com Nuno Portas ou mesmo a passagem pelo Congresso de 63 em Barcelona.

As 7 entrevistas conduzidas por Gonçalo Canto Moniz e com som, imagem e edição de Luís Urbano, foram realizadas a 7 de abril de 2017, na Casa-Atelier José Marques da Silva, no âmbito do programa de sinalização do acervo de Octávio Lixa Filgueiras comissariado por Gonçalo Canto Moniz e Nelson Mota
 

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link

 

 

 

 

 

Depoimentos sobre Octávio Lixa Filgueiras | #1 Carlos Carvalho Dias

 

Em 1955, ainda Arquiteto Estagiário, Carlos Carvalho Dias foi selecionado para o Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa, integrando, conjuntamente com Arnaldo Araújo, a equipa coordenada por Octávio Lixa Filgueiras para o território de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O seu depoimento recorda esta experiência marcante, o seu encontro com Lixa Filgueiras, figura com quem refere sentir-se intelectualmente em sintonia, mas também lança um olhar sobre o meio portuense da década de 50, os seus agentes e as suas referências.

Este é a primeira das 7 entrevistas conduzidas por Gonçalo Canto Moniz e com som, imagem e edição de Luís Urbano, realizadas a 7 de abril de 2017, na Casa-Atelier José Marques da Silva, no âmbito do programa de sinalização do acervo de Octávio Lixa Filgueiras comissariado por Gonçalo Canto Moniz e Nelson Mota, que a Fundação Marques da Silva passará a divulgar.

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link


 

 

 

 

Octávio Lixa Filgueiras: da função social do arquiteto
18 de abril, Casa-Atelier José Marques da Silva
 


 

Já se encontra disponível o vídeo realizado pela TVU a propósito do programa "Octávio Lixa Filgueiras: da função social do arquiteto", decorrido no passado dia 18 de abril, na Casa-Atelier José Marques da Silva. Comissariado por Gonçalo Canto Moniz e Nelson Mota, enquadrou a doação do Acervo profissional deste Arquiteto à Fundação Marques da Silva com a realização de um colóquio, da sessão de assinatura e de uma exposição, "Octávio Lixa Filgueiras: Habitat da Modernidade", que se manterá patente ao público até 18 de junho.

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link
 
 

 

 

 

 

 

Lançamento da Exposição Virtual sobre o Centenário da Avenida da Cidade
31 de janeiro, Sala do Fundo Antigo - Reitoria da Universidade do Porto
 

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link

Para aceder à Exposição clique em http://nocentenariodaavenida.up.pt

Para mais informações sobre o programa No Centenário da Avenida

 

 

 

 No Centenário da Avenida da Cidade | Síntese do programa

 


Este breve vídeo, inserido na plataforma que acolhe a Exposição Virtual do Centenário da Avenida enquadra e sintetiza as principais ações desenvolvidas entre 1 de fevereiro de 2016 e 1 de fevereiro de 2017, no âmbito do programa de celebração dos 100 anos do arranque da Avenida dos Aliados.
 

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link

 

 

 

 

 

Doação do Arquivo de Alfredo Matos Ferreira à Fundação Marques da Silva
20 de dezembro, Casa-Atelier José Marques da Silva

 

Para aceder ao vídeo, clique na imagem ou no seguinte link

Para mais informações: sobre o acervo, sobre a exposição

 

 

 

 

 

Fragmentos de um "Percurso": Fernando Távora

 
clique na imagem para aceder ao vídeo


Num momento em que a Fundação Marques da Silva, em parceria com a OASRN e a CMP, se prepara, no próximo dia 14 de março, na Casa-Atelier José Marques da Silva, para lançar o Mapa de Arquitectura Fernando Távora, disponibiliza-se o vídeo editado pela TVU. a partir de registos de Vítor Bilhete e José Almeida, com o próprio arquiteto a inciar uma visita pelo seu "Percurso". Corria o ano de 1993 e o CCB apresentava uma exposição monográfica sobre a sua obra, inseparável da vida do homem que a projetou, do tempo e do lugar que a viu nascer.


O Mapa de Arquitectura assinala 48 obras, situadas no Norte do País, com diferentes tipologias e construídas em tempos diferentes, entre 1952 e 2004. São sugestões que o seu utilizador poderá utilizar para a construir os seus próprios roteiros de viagem.
 

Aceder ao vídeo: Registos Vídeo de facebook

 

 

 

 


 

 

 

 

Entrevista de José Carlos Loureiro a Alexandre Alves Costa e Luís Urbano


clique na imagem para aceder ao vídeo



"um princípio que eu tenho e que gosto sempre de referir [...] é um sentido de humanidade, de preocupação com as pessoas para quem estou a trabalhar, para quem estou a criar espaços. [...] Eu diria que, de facto, sempre me preocupei e me preocupo muito, em que aquilo que eu faço, a Arquitectura que eu faço, seja capaz de contribuir para que as pessoas, no fundo, se sintam bem, que as ajude a ser um pouco mais felizes."


O vídeo "José Carlos Loureiro, arquitecto" regista a entrevista  conduzida por Alexandre Alves Costa, com Luís Urbano, realizada a 21 de novembro de 2015 no âmbito do programa de homenagem promovido pela Fundação Marques da Silva e pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto por ocasião do seu nonagésimo aniversário. Trata-se de um testemunho único, com a naturalidade, simpatia e espontaneidade que caraterizam o arquiteto José Carlos Loureiro, sobre os três projetos abordados no programa de homenagem - a sua casa, o edifício Parnaso e o Hotel D. Henrique -, a sua experiência de ensino e os princípios que o nortearam no exercício da arquitetura.

O vídeo agora disponibilizado fez parte da exposição apresentada na Galeria da Faculdade de Arquitetura da UP, entre 2 de dezembro de 2015 e 29 de janeiro de 2016.

 

 

 

 

 

No centenário da Avenida da Cidade: "Primeira Pedra"
1 de fevereiro de 2016, 19:00, átrio dos Paços do Concelho
com Gaspar Martins Pereira e Domingos Tavares
Leituras a cargo de José Eduardo Silva

 

 
clique na imagem para aceder ao vídeo


O levantamento da primeira pedra para demolição do palacete Monteiro Moreira, que entre 1819 e 1916 acolheu a Câmara do Porto, foi evocado no dia em que passam exatamente 100 anos sobre o acontecimento, perante uma numerosa assembleia reunida no átrio dos atuais Paços do Concelho. Estiveram presentes, em representação da CMP, o Vereador do Urbanismo, Manuel Correia Fernandes, em representação da Fundação Marques da Silva, a Presidente do CA, Professora Maria de Fátima Marinho, o Historiador Gaspara Martins Pereira e o Arquiteto Domingos Tavares. José Eduardo Silva leu alguns textos publicados na imprensa da época.

Esteve em análise a ideia colectiva de cidade que se veio a consolidar com o rasgar da nova Avenida e a construção do novo edifício projectado por Correia da Silva. Um caminho longo de sinalização de uma nova centralidade, marcado por debates travados em torno dos vários planos propostos e com o envolvimento de vários personagens determinantes para a tomada das grandes decisões, cujo impacto se viria a estender aos limites da própria cidade.

Mais informações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Carlos Loureiro, Arquitecto | Homenagem 90: entrevistas
2 de dezembro de 2015


clique na imagem para aceder ao vídeo
 

A encerrar uma semana marcada pela homenagem a um arquiteto e professor que continua, aos 90 anos, a deixar-se maravilhar pelo rio e pela vida, disponibiliza-se novo vídeo realizado pela TVU., no passado dia 2 de dezembro, com os testemunhos de José Carlos Loureiro, o homenageado, do comissário do programa, o Professor Alexandre Alves Costa, e do Diretor da Faculdade de Arquitectura, Professor Carlos Guimarães.

 

Mais informações

 

 

José Carlos Loureiro, Arquitecto | Homenagem 90:vídeo
Mesa redonda e abertura de exposição

 


clique na imagem para aceder ao vídeo
 

A 2 de dezembro de 2015, o Arquitecto José Carlos Loureiro completou 90 anos de vida. A Fundação Marques da Silva e a Faculdade de Arquitectura da UP organizaram um programa de homenagem, comissariado pelo Professor Alexandre Alves Costa. O vídeo, realizado pela TVU., regista a sessão de abertura, a mesa redonda que contou com a participação de Álvaro Siza, Ana Tostões e Nuno Brandão Costa, bem como a intervenção do homenageado e apontamentos da exposição inaugurada na Galeria da FAUP.
 

Mais informações

 

 

 

 

 

Una pequeña casa. 1923
Conferência de Josep Quetglas

 

Poderá compreender-se a casa do Lago Lehman sem conhecer a história de quem a habitou? O que inspira e povoa o imaginário de Le Corbusier em 1923? Poderá a pequena casa ser explicada num só desenho? Poderão encontrar-se em Mies e Siza ecos desse projeto? Como se faz, afinal, uma casa?...

Sobre todas estas questões nos falou Josep Quetglas durante a conferência do dia 27 de setembro, na Casa-Atelier José Marques da Silva, agora disponível em vídeo, editado pela TVU.:


Parte I (clique na imagem)

 

 

Parte II (clique na imagem)

 

 

 

 

 

 

 

O lugar de S. Bento: o Convento, a(s) Irmandade(s), a Estação
mesa redonda

 
clique na imagem para aceder ao vídeo
 

 O lugar de S. Bento foi o tema da mesa redonda realizada ontem, dia 12 de maio, na sala de jantar projetada por Marques da Silva para o Palacete da Praça do Marquês, onde habitava a família Lopes Martins.

António Cardoso, Rodrigo Meireles, Luís Amaral e José Miguel Rodrigues, sob moderação da Presidente da Fundação Marques da Silva, Fátima Marinho, apresentaram a sua leitura do lugar de S. Bento, nomeando as figuras que intervieram no seu desenho, traçando os contextos sociológicos, religiosos, urbanísticos e arquitetónicos que enquadraram o antigo Convento e a atual Estação, percorrendo a história da cidade, as diferentes sensibilidades e a forma como estas se refletiram e refletem na definição do espaço público.

A finalizar a sessão foi assinado o documento que formaliza a incorporação no arquivo digital da Fundação Marques da Silva da documentação cedida pela família de Alberto Ribeiro de Meireles, um valioso conjunto documental com informação relativa ao projeto apresentado pela Irmandade de S. Bento da Avé Maria a Bernardino Machado, em 1893.

 

 

 

 

Giorgio Grassi: Lançamento do livro, Leon Battista Alberti e a arquitectura romana e a Aula Magna, L´ oggetto del projetto e il suo modello
12 de fevereiro | Faculdade de Arquitectura da U.Porto

 


Clique na imagem para aceder ao vídeo


O Auditório Fernando Távora encheu-se para acolher o lançamento do primeiro livro da coleção Giorgio Grassi opera omnia sic, Leon Battista Alberti e a arquitectura romana, e assistir à Aula Magna, L´oggetto del progetto e il suo modello.

A sessão proporcionou aos presentes uma viagem pela obra escrita de Giorgio Grassi, sugerida por José Miguel Rodrigues e apresentada por Carlos Machado, seguida de uma revisitação aos mais significativos projectos de arquitectura por si desenvolvidos e pelos modelos que as inspiraram, marcada pelos comentários iniciais de Eduardo Souto de Moura e conduzida pelo próprio Giorgio Grassi, Um percurso de um arquitecto-escritor, onde em cerca de quatro décadas, obra escrita e obra arquitectónica confluem na procura de clareza, num contínuo questionamento, na vontade de afirmação de uma arquitectura séria, empenhada, sem concessões ou artificialismos.

 

 

 

Mais que o sonho da Passagem
Exposição - Galeria dos Leões | Visita 1 - Edifício da Reitoria da Universidade do Porto

7 de Novembro de 2014 

 

 

Tendo como objetivo sinalizar os 150 anos do nascimento do pintor Veloso Salgado e por conceito base o encontro entre este pintor, Marques da Silva e Teixeira Lopes, a sua convivência em Paris e o sentido da presença de obras deste pintor na cidade do Porto, inaugurou no passado dia 7 de novembro, a exposição Mais que o sonho da passagem. O projeto, com um pólo na galeria A Loja (FBAUP) desdobra-se e multiplica-se em 5 percursos que formam um roteiro de visitas guiadas a outras tantas instituições que acolhem, nas suas coleções, obras de Veloso Salgado.
 
O roteiro iniciou-se também no dia 7 de novembro, às 18h00, com a visita ao Edifício da Reitoria da Universidade do Porto, orientada pela Drª Susana Barros, a partir das 2  telas executadas por Veloso Salgado, com a representação alegórica de A Matemática e As Ciências Físico-Naturais colocadas no topo da escadaria principal do edifício.
 

Mais informações

 

 

 

Container & Content | 23 de maio de 2014 - Sessão 2

 

 

 (para visualizar clique na imagem)

 

No passado dia 23 de maio, a Fundação Marques da Silva recebeu Michel Richard, Diretor da Fondation Le Corbusier e Tommi Lindh, Diretor da Fundação e Museu Alvar Aalto. Este encontro entre representantes de instituições criadas a partir de legados de arquitetos: Marques da Silva (1869-1947), Le Corbusier (1887-1965) e Alvar Aalto (1898-1976), cujo vídeo se encontra agora disponível para visualização, decorreu no âmbito do ciclo de conferências Container & Content: Intersections between Museology and Architecture, em sessão moderada por Helena Barranha, arquiteta e professora do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Tratou-se de uma iniciativa de caráter internacional organizada por Susana Rosmaninho, no âmbito do Doutoramento e Mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da UP, que visou abordar a problemática da comunicação da arquitetura cruzando diferentes interlocutores, perspetivas e experiências na área da programação e curadoria de arquitetura.

 

 

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 6
"a crítica"

 

Parte 1 | http://tv.up.pt/videos/md_fbj-o

Parte 2 | https://tv.up.pt/videos/uglrq1zs?type=audio

 

 

Parte 1


Intervenções de Raquel Henriques da Silva e Joaquim Vieira

 

 

Parte 2
 


Intervenções de Pedro Bandeira e Manuel Mendes

 

Vídeo produzido no âmbito do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora e que regista a sexta sessão do ciclo de encontros Fernando Távora - Histórias de vida(s). Moderado por Manuel Mendes e sob o tema Do exercício da arquitetura, teve como participantes Joaquim Vieira, Manuel Mendes, Pedro Bandeira e Raquel Henriques da Silva. Decorreu no salão do Palacete Lopes Martins, no Porto, no dia 10 de março de 2014.

 

 

 

 

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 5

"Do exercício da Arquitetura"
 

Parte 1 | http://www.tv.up.pt/videos/lamiipmv?page=4&type=video&view=grid

Parte 2 | http://www.tv.up.pt/videos/ldhmvlzl?page=106

Parte 3 | http://tv.up.pt/videos/tvqhmdyc?page=4

 

Parte 1

 

Intervenções de Alberto Neves, Domingos Tavares e Francisco Barata Fernandes

 

 

Parte 2

 

Intervenções de Manuel Real, Alexandra Gesta e Fernando Barroso


 

Parte 3

 

Intervenção de Carlos Martins

 

Vídeo produzido no âmbito do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora e que regista a quinta sessão do ciclo de encontros Fernando Távora - Histórias de vida(s). Moderado por Manuel Mendes e sob o tema Do exercício da arquitetura, teve como participantes Alberto Neves, Alexandra Gesta, Carlos Martins, Domingos Tavares, Fernando Barroso, Francisco Barata Fernandes e Manuel Real. Decorreu no salão do Palacete Lopes Martins, no Porto, no dia 24 de fevereiro de 2014.

 

 

 

 

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 4

"Escola, ensino, educação"

 

Parte 1 | http://tv.up.pt/videos/ferxolq9

Parte 2 | http://tv.up.pt/videos/w3b5nigh


 

Parte 1

 

 Intervenções de J. Carlos Loureiro, Ricardo Figueiredo e Alexandre Alves Costa

 

Parte 2

 

Intervenções de Marta Oliveira, Sergio Fernandez, Rui Tavares, Anni Günther  Nonell e Carlos Machado

 

Vídeo produzido no âmbito do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora e que regista a quarta sessão do ciclo de encontros Fernando Távora - Histórias de vida(s). Moderado por Manuel Mendes e sob o tema Escola, ensino, educação, teve como participantes Alexandre Alves Costa, Anni Günther Nonell, Carlos Machado, José Carlos Loureiro, Marta Oliveira, Ricardo Figueiredo, Rui Tavares e Sergio Fernandez. Decorreu no salão do Palacete Lopes Martins, no Porto, no dia 10 de fevereiro de 2014.

 

 

 

 

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 3

"As exposições" _ 20 de janeiro _ 2014/Vídeo
 

Parte 1 | http://tv.up.pt/videos/eh4xlxtf

Parte 2 | http://tv.up.pt/videos/enbojula

 

 

Parte 1

 

 

Parte 2

 

 

Vídeo produzido no âmbito do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora e que regista a terceira sessão do ciclo de encontros Fernando Távora - Histórias de vida(s). Moderado por Manuel Mendes e sob o tema As exposições, teve como participantes Alberte Pérez Rodriguez, José António Bandeirinha, Pedro Mendes e Víctor Mestre. Decorreu na sala de jantar do Palacete Lopes Martins, no Porto, no dia 20 de janeiro de 2014.

 

 

 

 

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 2

"Os entrevistadores" _ 6 de janeiro _ 2014/Vídeo

Parte 1 | http://www.tv.up.pt/videos/mcrsucey

Parte 2 | http://www.tv.up.pt/videos/slo6hezv

 

Parte 1

 

 

Parte 2

Vídeo produzido no âmbito do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora e que regista a segunda sessão do ciclo de encontros Fernando Távora - Histórias de vida(s). Moderado por Manuel Mendes, e sob o tema Os entrevistadores, teve como participantes Cristina Antunes, Manuel Graça Dias [parte 1], João Leal, Bernardo Pinto de Almeida, Jorge Figueira e Valdemar Cruz [parte 2]. Decorreu na sala de jantar do Palacete Lopes Martins, no Porto, no dia 6 de janeiro de 2014.

 

 

 

 

 

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora - Histórias de vida(s) | Sessão 1

"Do homem, da pessoa, da figura" _ 25 de novembro _ 2013/Vídeo

Parte 1 | http://www.tv.up.pt/videos/lapz3ydk

Parte 2 | http://tv.up.pt/videos/nfke3hyz?page=7

 

Parte 1

 

 

 Parte 2

 

Vídeo produzido no âmbito do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora e que regista a primeira sessão do ciclo de encontros Fernando Távora - Histórias de vida(s). Moderado por Manuel Mendes, teve como participantes António Menéres, Óscar Pires e José Ferrão. Decorreu na sala de jantar do Palacete Lopes Martins, no Porto, no dia 25 de novembro de 2013.

 

 

 

 

 

Figura Eminente UP 2013: Fernando Távora "Minha Casa" | Prólogo

 2013/Video: http://tv.up.pt/videos/n2hi_nrg

 

 

 

Vídeo de apresentação do primeiro fascículo do objeto-livro Fernando Távora, "Minha Casa", produzido no âmbito do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora

 

 

 

 

Figura Eminente UP 2013:  apresentação instalação | "Uma porta pode ser um romance"

2013 / Video:http://tv.up.pt/videos/kvpxsyic

 


 

Vídeo de apresentação da instalação "Uma porta pode ser um romance", realizado pela TVU, no âmbito do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora, patente ao público entre junho e setembro de 2013.

 

 

 

 

Fernando Távora "Minha Casa"

Salão Nobre da Reitoria da U.Porto | 23 de maio de 2013 

2013 / Video: http://www.tv.up.pt/videos/ov_pd7sg?cite=cite112&page=127
 

 

Vídeo da sessão de abertura do ciclo Figura Eminente U. Porto - 2013: Fernando Távora, realizado pela TVU, no dia 23 de maio de 2013, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

 

 

 

Marques da Silva: Imagens e Memórias

 

2012 / Video: http://www.tv.up.pt/videos/wv1_ctxa?page=4&view=grid

 

Vídeo sobre a exposição de pintura "Marques da Silva: Imagens e Memórias", realizado pela TVU, no dia da inauguração, em 20 de novembro de 2012.

 

 

 

 

 

 

 

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz