A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

Andresen, Teresa
Araújo, Agostinho
Cardoso, António
Casanova, Maria José
Gonçalves, Eliseu
Marques, Teresa Portela
Matos, Lúcia Almeida
Mesquita, Marieta Dá
Miranda, Irina Filipa Costa
Moniz, Gonçalo Canto
Mota, Nelson
Paulino, Maria Clara
Pires, Maria do Carmo
Ramos, Rui Jorge Garcia
Rodrigues, José Miguel Neto
Rosas, Lúcia Maria Cardoso
Rosmaninho, Susana
Silva, Raquel Henriques da
Soares, Maria Leonor Barbosa
Tavares, André
Vasconcelos, Artur Duarte Ornelas
Vasconcelos, Domingas
Vieira, Clara Serra Veiga


Investigadores, áreas de investigação e publicações

 

Andresen, Teresa

 

Professora da Faculdade de Ciências da UP; Doutora em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro; Master of Landscape Achitecture pela Universidade de Massachussetts, EUA; Curso de Engenheiro Agrónomo e Curso Livre de Arquitectura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia da UTL; Membro do Conselho Científico da Agência Europeia de Ambiente; Presidente da European Foundation for Landscape Architecture.

 

Tese de doutoramento (1992): Para a Crítica da Paisagem

Dissertação de Mestrado (1984): The Assessement of Landscape Quality Guidelines for Four Planning Levels

Tese de Licenciatura (1982): Árvores de arruamento de Lisboa. Contribuição para a sua classificação

 

Área de investigação

Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana

 

Publicações

ANDRESEN, Teresa; 2001, Francisco Caldeira Cabral, Surrey, UK, Landscape Design Trust Monograph Series

ANDRESEN, Teresa, MARQUES, Teresa, 2001, Jardins Históricos do Porto, Edições INAPA

ANDRESEN, Teresa (coord.), 2003, From the National Stadium to the Gulbenkian Garden.Francsico Caldeira Cabral and the first generation of Portuguese landscape architects (1940-1970). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

ANDRESEN, Teresa (coord.), 2003, Do Estádio Nacional ao Jardim Gulbenkian. Francisco Caldeira Cabral e a primeira geração de arquitectos paisagistas. 1940-1970. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

 

Email: mlandres@fc.up.pt

 

__________
Araújo, Agostinho

 

Professor e Director do Programa Doutoral em História de Arte Portuguesa da FLUP; Doutor em História da Arte pela mesma faculdade.

 

Tese de doutoramento (1991): Experiência e sensibilidade pré-romântica em Portugal: temas de pintura e seu consumo (1780-1825)

 

Área de investigação

História da Arte e da Arquitectura do século XVIII e XIX.

 

Publicações

ARAÚJO, Agostinho (2006), "Robert C. Smith e o estudo da pintura votiva luso-brasileira" in Estudos em Homenagem ao Professor Doutor José Amadeu Coelho Dias, Porto, FLUP.

 


__________
Cardoso, António

 

Professor jubilado da FLUP, especialista em História da Arte em Contemporânea; Investigador e membro da Associação Internacional dos Críticos de Arte (secção portuguesa); Director do Museu Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante); Membro do Conselho Geral da FIMS.

 

Área de investigação

História da Arte e da Arquitectura Portuguesa, em particular portuense.

 

Publicações

CARDOSO, António, 1992, O Arquitecto José Marques da Silva e a arquitectura no Norte do País na primeira metade do séc. XX, Porto, Faup Publicações.

CARDOSO, António, CASTRO, Laura Lucinda Oliveira (coord.), 1988, Casa de Serralves: retrato de uma época, Casa de Serralves, Secretaria de Estado da Cultura.

CARDOSO, António, 1997, "Armazéns Nascimento", in A. Becker, A. Tostões, W. Wang (org.), Portugal: Arquitectura do século XX, Lisboa, Prestel, p.158-159.

CARDOSO, António, 2007, Estação de S. Bento, Porto, Instituto Arquitecto José Marques da Silva.

 


__________
Casanova, Maria José

 

Professora da FAUP; Doutoranda do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP e Licenciada em Arquitectura pela mesma faculdade; integra o Grupo de Investigação “Arquitectura: Teoria, Projecto, História” (ATPH/CEAU/FAUP); Prémio Municipal de Arquitectura Câmara Municipal da Maia, 1997 (1º Prémio/co-autoria).

 

Área de investigação

Espaços conventuais e história da cidade do Porto.

 

Publicações

CASANOVA, Maria José; 2010, "The extinction of the Religious Orders in  the city of Porto and the emergence of the Liberal city – the search for a new ‘beauty’ ", in Actas de Eurau’10 – the 5th edition of the EURAU – European Symposium on Research in Architecture and Urban design, pré-publicação.

 

Email: mjcnova@arq.up.pt

 

 __________
Gonçalves, Eliseu

 

Professor da FAUP; Doutorando do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP e Licenciado em Arquitectura pela mesma faculdade; Prémio Eng. António de Almeida (1994); membro do Grupo de Investigação "Atlas da Casa" (Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, CEAUP-FCT).

 

Área de investigação

Habitação operária no Porto na transição do século XIX para século XX.

 


__________
Marques, Teresa Portela

 

Professora da FCUP e da UTAD; Doutora em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da UTL; Mestre em Arquitectura paisagista pela University of Sheffield e Licenciada em Arquitectura Paisagista pelo ISA da UTL; Investigadora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).

 

Dissertação de Mestrado (2001): A Structural and Conceptual Framework for Garden Conservation; What Portugal can learn from the United kingdom?

Tese de Doutoramento (2010): Dos jardineiros paisagistas e horticultores do Porto de Oitocentos ao modernismo na arquitectura paisagista em Portugal

 

Área de investigação

Conservação e recuperação de paisagens históricas; história da arquitectura paisagista.

 

Publicações

MARQUES, Teresa, ANDRESEN, Teresa, 2001, Jardins Históricos do Porto, Eduções INAPA

MARQUES, Teresa Portela, FAÏZ, Mohamed, ANUARBE, Manuel, 2003, Jardins du Maroc, d’Espagne et du Portugal – Un art de vivre partagé, Malika Ediciones

 

Email: teresamarques@fc.up.pt

 


__________
Matos, Lúcia Almeida

 

Professora da FBAUP; Doutora em Ciências da Arte e Licenciada em Filosofia pela FLUP; Investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa; Comissária das exposições dedicadas a Henrique Pousão e Carlos Barreira no MNSR; Membro do Conselho Científico da FIMS.

 

Área de investigação

História e Teoria da Arte Moderna e Contemporânea.

 

Publicações

MATOS, Lúcia Almeida (coord), 1998, A figura humana na escultura portuguesa do século XX, Porto, FBAUP

MATOS, Lúcia Almeida, 2003, Escultura em Portugal no século XX, 1910-1969, Porto, Fundação Calouste Gulbenkian

MATOS, Lúcia Almeida, (no prelo), O Monumento da Boavista, Porto, Fundação Marques da Silva



__________
Mesquita, Marieta Dá

 

Professora da Faculdade de Arquitectura da UTL; Doutora em Arquitectura pela mesma faculdade; membro do Centro de Epistemologia e Historia das Ciências da UTL, do GEHA e do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da UTL e membro do Centro de Epistemologia e Historia das Ciências da mesma Universidade; Presidente do Conselho Cultura da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

 

Área de investigação

História da Arquitectura: arquitectura(s) de Papel-Imagens e projectos de arquitectura do início do século XX através da Construcção Moderna (1900-1919).

 

Publicações

MESQUITA, Marieta Dá, 1999, "Fontes para a história da arquitectura contemporânea portuguesa – um primeiro olhar sobre a Construção Moderna", in GEHA, Ano II, n.os 2,3, Lisboa, pp. 35-52. http://arqpapel.fa.utl.pt/artigos/pdf/art-003.pdf

MESQUITA, Marieta Dá, 2001, "Os processos teóricos na leitrua do objecto arquitectónico na contemporaneidade", in Episteme, Ano III, n.os 7,8,9, Lisboa, pp. 125-128.

MESQUITA, Marieta Dá, 2002, "As casas de muitos andares nos Estados Unidos ou a Escola de Chicago vista por um engenheiro português em 1900" in Jornal dos Arquitectos, nº 205, Março/Abril de 2002, pp. 11-18. http://arqpapel.fa.utl.pt/artigos/pdf/art-004.pdf

MESQUITA, Marieta Dá, SERRANO, Inês Domingues, 2007, "Uma releitura de um projecto de Vwntura Terra através da Construção Moderna", in Arte Teoria, n.º 8, Lisboa, pp. 181-188. http://arqpapel.fa.utl.pt/artigos/2007_mar/art-006.pdf

MESQUITA, Marieta Dá, 2007, "A leitura da cidade pelos seus contemporâneos", in Arte Teoria, n.º 10, Lisboa, pp. 67-81. http://arqpapel.fa.utl.pt/pt/files/art-007.pdf

 

 

__________

Miranda, Irina Filipa Costa

 

Mestre em Arquitectura da FAUP;  Frequência do 5º ano da Licenciatura em Arquitectura na École Nationale Superieure d’Architecture, Paris; Participação no IJUP 2012.


Dissertação de Mestrado (2011): José Marques da Silva: Da viagem ao Projecto.

Área de investigação
História da arquitectura, séculos XIX e XX.

 

 __________

Moniz, Gonçalo Canto


Licenciado em Arquitectura (1995) e doutorado pela Universidade de Coimbra (2011). É Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, membro da Comissão Editorial da e|d|arq e editor da revista JOELHO. É investigador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) e membro da Direcção Executiva do Centro de Estudos Sociais da UC.


Tese de doutoramento (2011): O Ensino Moderno da Arquitectura: A Reforma de 57 e as Escola de Belas-Artes em Portugal (1931-69)

Área de investigação

Arquitectura Moderna em Portugal, nomeadamente sobre os equipamentos liceais, o ensino da arquitectura e os espaços da justiça.

 

Publicações

MONIZ, Gonçalo Canto, 2007, Arquitectura e Instrução. O projecto moderno do liceu 1836-1936, Coimbra, e|d|arq.

 

Link para CV completo

 

 __________
Mota, Nelson

Licenciado em Arquitectura (1990-1998) pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC), onde exerceu funções docentes. Mestre em Arquitectura, Território e Memória pelo DARQ-FCTUC (2006). Vencedor do Prémio Fernando Távora (2006). Autor do livro "A Arquitectura do Quotidiano. Público e Privado no Espaço Doméstico da Burguesia Portuense no Final do Século XIX" (Coimbra: Edarq, 2010), com o qual foi distinguido como Finalista dos Prémio FAD 2011 - Pensamiento y Crítica (2011). Encontra-se actualmente ligado à Faculdade de Arquitectura da Delft University of Technology (TU Delft), onde se doutorou em 2014. 


Tese de doutoramento (2014): “An Archaeology of the Ordinary. Rethinking the Architecture of Dwelling from CIAM to Siza”

 

Área de investigação

A presença de referências vernaculares na arquitectura modernista.

A evolução da relação entre a esfera do privado e do público no espaço doméstico.

Políticas de habitação, Arquitectura e Estado Providência.

 

Publicações

MOTA, Nelson, 2010, A arquitectura do quotidiano. Público e Privado no Espaço Doméstico da Burguesia Portuense no Final do Século XX, Coimbra, e|d|arq

 

Email: N.J.A.Mota@tudelft.nl

 

Link para Portal DeGóis


__________
Paulino, Maria Clara

 

Professora do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP; Doutora em História da Arte pela FLUP; Mestre em História da Arte em Portugal e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela mesma faculdade.

 

Tese de Doutoramento (2009): Olhares de europeus e norte-americanos em viagem por Portugal. Fontes para estudos de Arte e Património (ca. 1750-1850).

 

Área de investigação

História da Arte e Literatura de Viagens.

 


__________
Pires, Maria do Carmo

 

Doutoranda em História de Arte Portuguesa pela FLUP; Mestre em História da Arte e Licenciada em História, variante em Arte e Arqueologia pela mesma faculdade; Investigadora do CEPESE; Professora de História do Ensino Básico e Secundário.

 

Área de investigação

História da Arquitectura e urbanismo, séculos XIX-XX: obra de David Moreira da Silva.

 

Publicações

PIRES, Maria do Carmo, 1999, A Rua Álvares Cabral (1895-1940), Porto, Faup publicações

PIRES, Maria do Carmo, 2004, "(Com)passos num espaço de nós. A Rua Álvares Cabral", in Revista da Faculdade de Letras – Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Porto, pp. 217-235.

PIRES, Maria do Carmo, 2007, "David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva Martins – a concretização de projectos e aprendizagens", in NEVES, José Amaro das, SARMENTO, Inês (coord), José Marques da Silva em Guimarães, Guimarães, Sociedade Martins Sarmento, pp. 14-17.

PIRES, Maria do Carmo, 2008, "David Moriera da Silva e Maria José Marques da Silva Martins – Um primeiro Olhar sobre um Atelier do Porto do século XX", in FERREIRA-ALVES, Natália, Natália Marinho (coord), Actas do I Seminário Internacional Luso-Brasileiro Artistas e Artífices do Norte de Portugal, Porto, CEPESE, pp. 175-182.

PIRES, Maria do Carmo, (no prelo), "O Atelier de David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva: projectos para o Funchal (1942-1947)", in Actas do IV Seminário Internacional Luso-Brasileiro (Bragança, 2009): A Encomenda, O Artista. A Obra., Porto, CEPESE.

 

Email: carmompires@gmail.com

 


__________
Ramos, Rui Jorge Garcia

 

Professor da FAUP; Doutor em Arquitectura pela FAUP; Licenciado em Arquitectura pela mesma faculdade; Vice-Presidente do Conselho de Administração da FIMS.

 

Tese de doutoramento (2005): A Casa Unifamiliar Burguesa na Arquitectura Portuguesa: mudança e continuidade no espaço doméstico na primeira metade do século XX

 

Área de investigação

História da Arquitectura Portuguesa: a casa; espaços de vida; cultura e habitar; arquitectura e identidade no século XX português

 

Publicações

RAMOS, Rui Jorge Garcia, 2005, "«Produções correntes» em arquitectura: a porta para uma diferente gramática do projecto do início do século XX" in NW noroeste: Revista de História, nº 1, Núcleo de Estudos Históricos da Universidade do Minho, pp.53-80.

RAMOS, Rui Jorge Garcia, 2007, "Elenco para uma arquitectura doméstica: Casa em Vila Marim", in Opúsculo 5, Porto, Dafne Editora. http://www.dafne.com.pt/pdf_upload/opusculo_5.pdf

RAMOS, Rui Jorge Garcia, 2008, "Figura e Fundo: notas a propósito do Pavilhão Carlos Ramos", in O Pavilhão Carlos Ramos, Porto, Faup Publicações, pp.23-29.

RAMOS, Rui Jorge Garcia, 2010, A Casa: arquitectura e projecto doméstico na primeira metade do século XX português, Porto, Faup Publicações.

 


__________
Rodrigues, José Miguel Neto

 

Professor da FAUP; Doutor em Arquitectura pela FAUP; Mestre em Planeamento e Ambiente Urbano, opção de Projecto e Licenciado em Arquitectura pela mesma faculdade; 1º Prémio no Concurso Público Internacional para o Projecto da Nova Aldeia da Luz (1995); Nomeação para o Prémio Sécil Arquitectura; Membro do Conselho Científico da FIMS.

 

Dissertação de Mestrado (1998): Oportunidades e Instrumentos para a intervenção na cidade: o planeamento urbano entre planos, projectos e participação privada.

Tese de doutoramento (2006): A relação entre a Tradição clássica e o Movimento Moderno na Arquitectura Portuguesa.

 

Área de investigação

História da Arquitectura Portuguesa.

 

Publicações

RODRIGUES, José Miguel Neto, 2003, "A investigação espacial na arquitectura contemporânea", in Laura – Revista de Cultura Arquitectónica, Guimarães, Departamento Autónomo de Arquitectura da Universidade do Minho.

 


__________
Rosas, Lúcia Maria Cardoso

 

Professora da FLUP; Doutora em História da Arte pela FLUP; Mestre em História da Arte pela FCSH da UNL; Licenciada em História pela FLUP; Directora do Mestrado em História da Arte Portuguesa da FLUP; Investigadora do CEPESE; Membro do Conselho Geral da FIMS.

 

Área de investigação

História da Arte Medieval em Portugal; Património e Restauro.

 

Publicações

ROSAS, Lúcia Maria Cardoso, 1999, "A consagração do monumento histórico em Portugal no século XX: a palavra e a imagem" in As Belas-Artes do Romantismo em Portugal, s./l., Instituto Português de Museus, pp. 83-93.

ROSAS, Lúcia Maria Cardoso, 2005, "The restoration of Historic Buildings between 1835 and 1929: The Portuguese Taste", in E-journal of Portuguese History, v. 3, nº 1, Portugal/USA, Universidade do Porto/Brown University, 15 pp. http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/html/issue5/pdf/lrosas.pdf

ROSAS, Lúcia Maria Cardoso, 2006, "A investigação em História da Arte e a sua aplicação nas acções de Recuperação e de Reabilitação do Património. Materiais de construção e ritmos construtivos nas igrejas paroquiais (séculos XV-XVI)" in 2º Seminário: A intervenção no Património. Práticas de Conservação e Reabilitação, Porto, Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

ROSAS, Lúcia Maria Cardoso, 2010, "A génese dos monumentos nacionais" in 100 ANOS de PATRIMÒNIO: memória e identidade – Portugal 1910-2010, Lisboa, IGESPAR, (52).

ROSAS, Lúcia Maria Cardoso; BOTELHO, Maria Leonor, 2010, Arte Românico en Portugal, Aguilar de Campo, Fundación de Santa Maria la Real.

 

Email: lrosas@letras.up.pt

 

 
__________
Rosmaninho, Susana

 

Mestranda em Museologia na FLUP; Mestre em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto; colaboradora do arqº Miguel Tomé; colaboradora da FIMS, em regime de voluntariado.

 

Área de investigação

A Museologia: a concepção dos Museus de Arquitectura e do Património no século XXI

 


__________
Silva, Raquel Henriques da

 

Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL; Doutora em História, especialidade História da Arte (séculos XIX-XX) pela mesma faculdade; Directora do Instituto de História da Arte da FCSH da UNL; Coordenadora da Revista de História da Arte da FCSH da UNL e membro do Conselho editorial da revista Monumentos, do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Membro do Conselho Científico da FIMS.

 

Dissertação de Mestrado (1986): As Avenidas Novas de Lisboa 1900-1930

Tese de doutoramento (1998): Lisboa romântica. Urbanismo e Arquitectura, 1777-1874

 

Área de investigação

História da Arte Contemporânea; Museologia: História e Teoria dos Museus, História das Colecções.

 

Publicações

SILVA, Raquel Henriques da (dir.), 1989, Lisboa de Frederico Ressano Garcia 1874-1909, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

SILVA, Raquel Henriques da, 1997, "A  «Casa Portuguesa» e os Novos Programas, 1900-1920", in BECKER, A., TOSTÕES, A., WANG, W. (org.) Portugal: Arquitectura do século XX, Lisboa/Frankfurt  97, S.A./Deutsches Architektur-Museum/Prestel-Verlag, p.14-22.

SILVA, Raquel Henriques da, 2000, "Portugal 1900. Urbanismo e Arquitectura", in FIGUEIREDO, Maria R. (coord.), Portugal 1900, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, p. 101-114.

SILVA, Raquel Henriques da, 2006, "Ventura Terra em contexto", in RIBEIRO, Ana Isabel (coord.), Miguel Ventura Terra: a arquitectura enquanto projecto de vida, Esposende, Câmara Municipal de Esposende, p.11-29.

SILVA, Raquel Henriques da, 2010, "As artes durante a primeira República: tradição e modernidade. A pintura: predomínio do sistema naturalista", in FARINHA, Luís (coord.), Viva a república 1910-2010, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, p. 163-167.

 

Email: raquelhs10@gmail.com

 


__________

Soares, Maria Leonor Barbosa

 

Professora da FLUP; Doutora em História da Arte Portuguesa pela FLUP; Mestre em História da Arte e Licenciada em História, variante de Arte na mesma faculdade; Investigadora do projecto «Artistas e Artífices no Norte de Portugal», no âmbito da FCT – Projecto do Grupo de Investigação «Arte e Património Cultural no Norte de Portugal» coordenado pela Profª Doutora Natália M. Ferreira-Alves, integrado em unidade de I&D do CEPESE.

 

Dissertação de Mestrado (1997): Eduardo Luiz: uma obra-síntese de lições e de tempos,

Tese de Doutoramento (2010): José Rodrigues. Traduções do ser apaziguando o tempo. Vertentes e modos de um percurso.

 

Área de investigação

Práticas Artísticas Contemporâneas

 

Publicações

SOARES, Maria Leonor Barbosa, 2003, "Pensando sobre o tema ‘Em redor do século XX-… Trajectos da Pintura e da Escultura" in Revista Ciências e Técnicas do Património, vol. II, Porto, FLUP, pp. 615-640.

SOARES, Maria Leonor Barbosa, 2003, "António Cardoso: encadeador de tempos" in Revista Ciências e Técnicas do Património, vol. II, Porto, FLUP. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2899.pdf

SOARES, Maria Leonor Barbosa, 2010, José Rodrigues, Porto, Árvore-Cooperativa de Actividades Artísticas.

 

Orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento em temáticas relacionadas com a área da FIMS: descarregar pdf

 


__________
Tavares, André

 

Professor convidado do Departamento Autónomo de Arquitectura da Universidade do Minho e da FAUP; Doutor e Licenciado em Arquitectura pela FAUP; Coordenador editorial da Dafne Editora.

 

Prova final de Licenciatura (2000): Modernidade & Contradição: duas obras de Januário Godinho em Ovar.

 

Área de investigação

Cultura moderna, técnica e tecnologia nas estratégias de projecto dos arquitectos nos primeiros anos do século XX.

 

Publicações

TAVARES, André, 2005, Arquitectura Antituberculose: Trocas e tráficos na construção terapêutica entre Portugal e Suíça, Porto, Faup Publicações.

TAVARES, André, 2007, Os fantasmas de Serralves, Porto, Dafne Editora.

TAVARES, André, 2009, "A morte e a vida da cidade do Porto: Apontamentos de leitura a propósito da tese de David Moreira da Silva", estudo introdutório a SILVA, David Moreira da, Les villes qui meurent sans se dépeupler, Porto, Fundação Marques da Silva, Edição Digital. (1ª ed. 1939). https://fims.up.pt/index.php?cat=3&subcat=18

TAVARES, André, 2010, Em granito. A arquitectura de Marques da Silva em Guimarães, Porto, Fundação Marques da Silva.

 


__________
Vasconcelos, Artur Duarte Ornelas

 

Doutorando em História da Arte Portuguesa na FLUP; Mestre em História da Arte pela FLUP e Licenciado em Arquitectura pela FAUP.

 

Dissertação de Mestrado (2009): João António Correia (1822-1896): entre a construção académica e a expressão romântica.

 

Área de investigação

História da arte, séculos XIX e XX: Colecção de pintura de Marques da Silva.

 

_________
Vasconcelos, Domingas

 

Arquitecta na Divisão de Património Cultural da Câmara Municipal do Porto; Mestre em História da Arte pela FLUP; Licenciada em Arquitectura pela FAUP.

 

Área de investigação

Arquitectura e urbanismo: a Praça do Marquês do Pombal na Cidade do Porto.

 

Publicações

VASCONCELOS, Domingas, 2008, A Praça do Marquês do Pombal na Cidade do Porto. Das suas origens até à construção da Igreja da Senhora da Conceição, Porto, Faup Publicações.

 


__________
Vieira, Clara Serra Veiga

 

Mestre em História da Arte Portuguesa pela FLUP; Licenciada em Arquitectura pela Brandenburgische Technische Universität – Cottbus e Universidade Lusíada do Porto; Colaboradora no gabinete de arquitectura Kolb Ripke Architekten (Berlim).

 

Dissertação de Mestrado (2010): O percurso formativo de Marques da Silva na École Nationale et Spéciale de Beaux-Arts (1890-1896)

 

Área de investigação

História da arte e da arquitectura, séculos XIX e XX.



__________

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz