Sistema de Informação José Carlos Loureiro
Carlos Loureiro, desenho do Bloco residencial e comercial com a inclusão da Escola de Música Parnaso, gaveto da R. Nª Srª de Fátima com a R. de Oliveira Monteiro, 1955.
A 26 de setembro de 2013 formalizou-se a assinatura do contrato de doação do arquivo e acervo pessoal do arquiteto José Carlos Loureiro (1925-2022) à Fundação Marques da Silva. Trata-se de um extenso acervo documental e profissional de relevante interesse público cuja futura transferência física para as instalações da Fundação permitirá, através da salvaguarda, tratamento arquivístico e informacional e disponibilização a investigadores, contribuir de forma determinante para promover o conhecimento, valorização e compreensão da obra resultante do longo percurso de uma vida dedicada à Arquitetura.
São os registos e testemunhos desta obra que se encontram agora publicamente disponíveis, num gesto que valida e reforça o programa de ação que a Fundação Marques da Silva tem vindo a desenvolver tendo em vista o cumprimento da sua missão no domínio da arquitetura e do urbanismo portuense e português. Um gesto que igualmente permitirá que se cumpra o desejo do seu autor, expressado, em 1992, no catálogo publicado pela Sociedade Nacional de Belas Artes, 40 Anos de Arquitectura: 1950-1990 : “…a Arquitectura não se esconde em salas ou gavetas, e está aí para serviço dos que a usufruem de facto, nos seus espaços de vida ou como presença interveniente na área urbana ou na paisagem rural”. A consulta do processo de conceção, será a componente indispensável à construção de um pensamento refletido sobre o edificado, revelador de processos, denunciador de caminhos e orientações, potenciador de sínteses, matéria-prima essencial para as narrativas que a vivência e interpretação conjunta convoca e intemporaliza.
Apontamento biográfico
Consultar Arquivo Digital
Outras Iniciativas
José Carlos Loureiro, Arquitecto | Homenagem 90 anos (2015)
Centro Cívico da Maia, de Nuno Antunes Lopes e Sérgio Amorim (2020)
Mês da Arquitetura da Maia 2021: A Arquitetura e a Cidade (2021)
ISMAI - Estádio: Projeto vencedor da 1.ª edição do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha (2023)
PARQUE (Luís Pinto Nunes, Luís Albuquerque Pinho, eds.) - lançamento de livro, visita guiada e magusto (2023)
AUTORIA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE AVEIRO (2024)