A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

Sistema de Informação Carlos Loureiro

 

Carlos Loureiro, desenho do Bloco residencial e comercial com a inclusão da Escola de Música Parnaso, gaveto da R. Nª Srª de Fárima com a R. de Oliveira Monteiro, 1955.

 

A 26 de setembro de 2013 formalizou-se a assinatura do contrato de doação do arquivo e acervo pessoal do arquiteto José Carlos Loureiro à Fundação Marques da Silva. Trata-se de um extenso acervo documental e profissional de relevante interesse público cuja futura transferência física para as instalações da Fundação permitirá, através da salvaguarda, tratamento arquivístico e informacional e disponibilização a investigadores, contribuir de forma determinante para promover o conhecimento, valorização e compreensão da obra resultante do longo percurso de uma vida dedicada à Arquitetura.

 

São os registos e testemunhos desta obra que passarão a estar publicamente disponíveis, num gesto que valida e reforça o programa de ação que a Fundação Marques da Silva tem vindo a desenvolver tendo em vista o cumprimento da sua missão no domínio da arquitetura e do urbanismo portuense e português. Um gesto que igualmente permitirá que se cumpra o desejo do seu autor, expressado, em 1992, no catálogo publicado pela Sociedade Nacional de Belas Artes, 40 Anos de Arquitectura: 1950-1990 : “…a Arquitectura não se esconde em salas ou gavetas, e está aí para serviço dos que a usufruem de facto, nos seus espaços de vida ou como presença interveniente na área urbana ou na paisagem rural”. A consulta do processo de conceção, será a componente indispensável à construção de um pensamento refletido sobre o edificado, revelador de processos, denunciador de caminhos e orientações, potenciador de sínteses, matéria-prima essencial para as narrativas que a vivência e interpretação conjunta convoca e intemporaliza.

 

Apontamento biográfico
Consultar Arquivo Digital

 

José Carlos Loureiro, Arquitecto | Homenagem 90 anos

 

  • Cerimónia de assinatura do contrato de doação | 26.09.2013
© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz