A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Podcasts
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

Sistema de Informação Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez


Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, Santa Clara-a-Velha, fotografia de Fernando Guerra

"na obra do Atelier 15, a proporção justa é uma obsessão que não é só métrica ou de escala mas de relação com a circunstância. A aprendizagem clássica das Belas-Artes encontra-se com a cultura da arquitetura moderna e funda um decoro particular" (Jorge Figueira, "Atelier 15: Alterações Climáticas", in Atelier 15, p. 9)


Alexandre Alves Costa (Porto, 1939) e Sergio Fernandez (Porto, 1937) são ambos arquitetos e ambos formados pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. A partir da década de 70 fundaram o Atelier 15, partilhando desde então a autoria de uma vasta obra, projetada e construída, quase totalmente publicada. A sua intensa atividade estende-se porém à prática docente e à divulgação e estudo da arquitetura portuguesa.
 

A 13 de abril de 2022 é oficializada a doação à Fundação Marques da Silva dos respetivos arquivos profissionais: individuais e em coautoria. Correspondem a mais de uma centena de projetos onde se destacam, entre tantos outros possíveis, as icónicas Vill´Alcina e a Casa Marques Guedes, as intervenções em Idanha-a-Velha ou a premiada valorização do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a reabilitação da Casa-Atelier José Marques da Silva ou mesmo obras mais recentes, algumas delas ainda em curso, na cidade do Porto: recuperação do Cinema Batalha, requalificação da Escola Secundária Alexandre Herculano, a Musealização do Rio da Vila e o Núcleo do Museu da Cidade/Reservatório de Água. Para além dos processos de arquitetura, a doação inclui ainda o conjunto da obra autoral teórica, publicada e não publicada, de Alexandre Alves Costa, produzida enquanto docente e crítico de Arquitetura.
 

Esta memória documental passará a integrar o Centro de Documentação da Fundação, tornando-se matéria de consulta e estudo para os investigadores em arquitetura e para o público em geral.

 

Consultar notas biográficas e lista de obras selecionadas 

+ info sessão de doação

 

 

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz