A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

Sistema de Informação Fernando Távora

 

Fernando Távora, Ofir, Casa de férias, 44,1x45,7cm, 1957-1958

 

A Fundação Marques da Silva formalizou em Abril de 2011 a receção, para tratamento, estudo e divulgação, do importante e diversificado acervo documental pertencente ao Professor Arquiteto Fernando Távora (1923-2005).

 

Incorporado no Centro de Documentação e Investigação de Cultura Arquitectónica da FIMS, este acervo é constituído pela totalidade do arquivo profissional, onde através de registos escritos, peças desenhadas, fotografias e maquetas, se encontra amplamente documentada a atividade criadora do arquiteto, desenvolvida entre 1946 e 2002 e relativa a cerca de 300 trabalhos de processo de projeto e acompanhamento de obra.


O acervo integra também uma significativa biblioteca, de aproximadamente 3800 títulos, com obras de referência no domínio da Arquitetura e da História da Arte e da Cultura. Nela se destacam o núcleo de livros do fundo Rogério de Azevedo, os tratados de arquitetura, uma abrangente coleção de livros de mestres do modernismo, como Le Corbusier, Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright ou Mies van der Rohe, assim como livros que refletem os interesses, afeições e memórias de viagens e participações em colóquios internacionais de Fernando Távora, ou mesmo, documentam a sua prática de professor e orientador, traduzida em numerosas teses e dissertações.


Para acondicionamento e salvaguarda do acervo a FIMS empreendeu a recuperação parcial do palacete Lopes Martins e levou a cabo um processo de catalogação definitiva, tendo em vista a sua valorização e disponibilização para consulta e investigação.

 

Entre finais de 2017 e abril de 2018,  o acervo comodatado na Instituição, foi ampliado, com a incorporação de novo conjuntos documentais e, em particular, bibliográfico. A coleção reunida pelo Arquiteto Fernando Távora em torno de Fernando Pessoa e da Geração de Orfeu veio reunir-se ao acervo existente e já tratado, com registos que perfazem um arco temporal que se situa basicamente entre 1905 e 1964. Integra um expressivo número de manuscritos e dactiloscritos da autoria de Fernando Pessoa, Mário Sá Carneiro, Alfredo Guisado, Ronald de Carvalho, entre outros nomes, sendo de destacar também o núcleo de documentos originalmente provenientes do acervo pessoal de Raúl Leal, na sua grande parte ainda inéditos. Foram também incorporados neste arquivo, os livros de arte pertencente a D. Maria Luísa Távora, bem como livros dispersos de temática variada, como história, filosofia ou arquitetura ainda remanescentes na Casa da Senhora da Luz. No total, foram referenciadas 3044 unidades de descrição, que viriam ainda a abranger, numa segunda fase, mais 70 unidades relativas a monografias, periódicos e folhetos, e 4 cassetes VHS, sobre temas de arquitetura portuguesa. Em termo documentais, foram referenciadas mais 81 unidades de descrição novas, relativas a correspondência, documentação de obra, desenho e documentos vários, com uma margem de produção que vai da década de 30 do século XX, a 2003.

 

Consultar Síntese Biográfica Fernando Távora

Consultar catálogo bibliográfico
Consultar documentos na plataforma AtoM

 

Consultar Mapa de arquitetura Fernando Távora: [Pt/Eng] - [Fr/Esp]
Texto de apresentação do Mapa, da autoria de Jorge Figueira
Texto de Sergio Fernandez a propósito dos Esquissos de Viagem de Fernando Távora

 

Consultar o Dossier Premium com todos os registos videográficos realizados em torno do programa Figura Eminente U.Porto 2013: Fernando Távora

 

Consultar artigo do Observador Fernando Távora, o arquiteto que encontrou Pessoa antes do tempo, a propósito da integração da coleção Pessoana

 


Arquivo em fase de instalação (2012)

 

 


 


 

 

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz