A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

Sistema de Informação Marques da Silva / Moreira da Silva

 

 

José Marques da Silva, L’entrée d’un Theatre, 1894, [Atelier Laloux];  Teatro de S. João do Porto, 1910; P.Planat (dir), La construction moderne, nº3, 1890.

 

O Sistema de Informação Marques da Silva / Moreira da Silva engloba todo o legado documental de José Marques da Silva, Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva, um conjunto patrimonial complexo e muito rico, conjugado numa perspectiva sistémica integrada.

Dos vários géneros documentais que o compõem, unificados pelos laços familiares da família Lopes Martins, que Marques da Silva integrou por razões matrimoniais, destaca-se o arquivo profissional do arquitecto Marques da Silva e o arquivo profissional da sua filha e genro, Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva – também seus “discípulos” – por constituírem um manancial único de informação sobre obras fundamentais da cultura arquitectónica e urbanística portuguesa. Por questões operativas, apresentam-se repartidos em três núcleos autónomos, nomeadamente Documentos, Biblioteca, Colecções.

Estes núcleos têm vindo a ser objecto de inventariação, descrição e estudo a vários níveis, estando já parcialmente disponíveis on-line.

Consultar documentos
Consultar documentos na plataforma AtoM
Consultar catálogo bibliográfico
Consultar Catálogo da coleção de pintura

 

Consultar Mapa de Arquitectura Marques da Silva
Consultar Mapa Linha 22, a Linha de Marques da Silva

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz