Sistema de Informação Marques da Silva / Moreira da Silva
José Marques da Silva, L’entrée d’un Theatre, 1894, [Atelier Laloux]; Teatro de S. João do Porto, 1910; P.Planat (dir), La construction moderne, nº3, 1890.
O Sistema de Informação Marques da Silva / Moreira da Silva engloba todo o legado documental de José Marques da Silva, Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva, um conjunto patrimonial complexo e muito rico, conjugado numa perspectiva sistémica integrada.
Dos vários géneros documentais que o compõem, unificados pelos laços familiares da família Lopes Martins, que Marques da Silva integrou por razões matrimoniais, destaca-se o arquivo profissional do arquitecto Marques da Silva e o arquivo profissional da sua filha e genro, Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva – também seus “discípulos” – por constituírem um manancial único de informação sobre obras fundamentais da cultura arquitectónica e urbanística portuguesa. Por questões operativas, apresentam-se repartidos em três núcleos autónomos, nomeadamente Documentos, Biblioteca, Colecções.
Estes núcleos têm vindo a ser objecto de inventariação, descrição e estudo a vários níveis, estando já parcialmente disponíveis on-line.
Consultar documentos na plataforma AtoM
Consultar catálogo bibliográfico
Consultar Catálogo da coleção de pintura
Consultar (2009) Mapa de Arquitectura José Marques da Silva
2.ª edição (2020): Mapa PT/ENG e Mapa ES/FR
Consultar Mapa Linha 22, a Linha de Marques da Silva