A Fundação
Os Arquitectos
A Documentação
Património Edificado
Investigação
Edições
Conferências
Colóquios
Exposições
Cursos
Visitas Guiadas
Viagens Culturais
Outras iniciativas
Gravações vídeo
Newsletter
Contactos
Loja
Destaques
Carrinho de Compras
Arquivo digital
Catálogo bibliográfico
facebook
facebook

Sistema de Informação Manuel Teles

 


Manuel Teles, Desenho de Estudo, 1981

 

Manuel Luís Cabral Teles, nasceu em Coimbra em 1936 e faleceu no Porto em 2012. Formou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, ESBAP, em 26 de dezembro de 1964, tendo apresentado ao CODA (Concurso para obtenção do Diploma de Arquitecto) o projeto "Conjunto de habitações rurais, Federação das Caixas de Previdência, Casa do Povo de Pegarinhos".  No início da sua atividade profissional destaca-se a colaboração com os arquitetos João Andresen, Viana de Lima e Óscar Niemeyer. Foi arquiteto da Câmara Municipal do Porto, tendo participado, nessa qualidade, no Plano do Campo Alegre, no Processo SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) e no Comissariado para a Renovação da Área Urbana Ribeira-Barredo (C.R.U.A.R.B.), onde se cruza com Fernando Távora. A sua obra, dos grandes equipamentos públicos às moradias unifamiliares, passando pela requalificação urbana, estende-se do norte ao sul do país, com particular destaque para Barcelos, Mira, Cantanhede, Coimbra e Porto. Foi docente da ESBAP e, posteriormente, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, até à sua aposentação.
 
Por iniciativa dos seus filhos, o acervo profissional deste arquiteto, constituído por documentação relativa à prática profissional, como arquiteto e como docente, monografias e periódicos impressos, vai ser doado à Fundação Marques da Silva.

A cerimónia terá lugar no dia 9 de maio, na Casa-Atelier José Marques da Silva. Para além das intervenções da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Marques da Silva, Maria de Fátima Marinho, e do representante da família, Vasco Teles, a sessão conta com a participação especial do Diretor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Carlos Guimarães, que fará uma breve apresentação da figura e obra do arquiteto Manuel Teles.

Tem início às 18:30 e a entrada é livre, apenas sujeita à lotação do espaço.

 

Consultar folha de sala com lista de obras
Ver cartaz
Ver Convite
Ver álbum fotográfico

© fundação instituto arquitecto josé marques da silva / uporto / design: studio andrew howard / programação: webprodz