Sistema de Informação Manuel Teles
Manuel Teles, Desenho de Estudo, 1981
Manuel Luís Cabral Teles, nasceu em Coimbra em 1936 e faleceu no Porto em 2012. Formou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, ESBAP, em 26 de dezembro de 1964, tendo apresentado ao CODA (Concurso para obtenção do Diploma de Arquitecto) o projeto "Conjunto de habitações rurais, Federação das Caixas de Previdência, Casa do Povo de Pegarinhos". No início da sua atividade profissional destaca-se a colaboração com os arquitetos João Andresen, Viana de Lima e Óscar Niemeyer. Foi arquiteto da Câmara Municipal do Porto, tendo participado, nessa qualidade, no Plano do Campo Alegre, no Processo SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) e no Comissariado para a Renovação da Área Urbana Ribeira-Barredo (C.R.U.A.R.B.), onde se cruza com Fernando Távora. A sua obra, dos grandes equipamentos públicos às moradias unifamiliares, passando pela requalificação urbana, estende-se do norte ao sul do país, com particular destaque para Barcelos, Mira, Cantanhede, Coimbra e Porto. Foi docente da ESBAP e, posteriormente, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, até à sua aposentação.
Por iniciativa dos seus filhos, o acervo profissional deste arquiteto, constituído por documentação relativa à prática profissional, como arquiteto e como docente, monografias e periódicos impressos, foi doado à Fundação Marques da Silva.
A cerimónia teve lugar no dia 9 de maio de 2016, na Casa-Atelier José Marques da Silva. Para além das intervenções da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Marques da Silva, Maria de Fátima Marinho, e do representante da família, Vasco Teles, a sessão contou com a participação especial do Diretor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Carlos Guimarães, que fez uma breve apresentação da figura e obra do arquiteto Manuel Teles.
Consultar: Arquivo Digital
Outra informação
Doação: folha de sala com lista de obras
Ver cartaz
Ver Convite
Ver álbum fotográfico