Sistema de Informação Alfredo Leal Machado
Alfredo Duarte Leal Machado, Um Circo de Patinagem, Trabalho académico, EBAP, Dezembro de 1926
Alfredo Duarte Leal Machado nasceu em Modelos, Paços de Ferreira, a 7 de Dezembro de 1904. Em 1921 ingressou no curso preparatório da EBAP. Seguiu para o Curso de Arquitetura, tendo sido discípulo de José Marques da Silva. Veio a terminar o Curso em 1932.
A sua obra, ainda parcamente estudada e reflexo de um percurso precocemente interrompido em 1954 - no acidente que lhe seria fatal em Ciudad de Rodrigo, Salamanca, durante uma viagem que tinha por destino Paris - encontra-se ligada ao Porto e Norte de Portugal, mas sobretudo a Coimbra, onde terá sido vereador da Câmara Municipal, entre 1942 e 1945. Para este concelho desenvolveu um projeto para a Escola de Regentes Agrícolas e um conjunto de parques infantis: Casa da Criança Raínha D. Leonor (Castanheira de Pêra, 1939), o segundo projectista para a Casa da Criança D. Filipa de Vilhena (St. António dos Olivais, 1940), a Casa da Criança D. Joaquina Barreto Rosa (Arganil, 1944). Ainda durante o ano de 1940, apresenta, juntamente com Artur Pimentel, um projeto para construção do edifício da Central Térmica do Hospital Universitário de Coimbra.
Ainda em 1939 é-lhe entregue o projeto para o edifício dos Paços do Concelho de Espinho.
Na exposição de homenagem a Marques da Silva, realizada em 1953, expõe 4 obras: Sanatório D. Manuel II, em Vila Nova de Gaia, o Edifício das obras Públicas e a Fábrica Triunfo, em Coimbra, e, no Porto, os interiores do ainda hoje conhecido Restaurante Abadia. Enquanto arquiteto da Delegação Norte da Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais (DENN), será, em 1951, e em colaboração com Manuel Lima Fernandes de Sá, o autor do Projecto do Pavilhão de Arquitectura da EBAP, que será inaugurado em 1954.
Por iniciativa do Coronel Engenheiro Carlos Alexandre Correia Leal Machado, segundo dos 5 filhos* nascidos do matrimónio com Isilda da Conceição Fortunato Correia, em 1938, foi doado à Fundação Marques da Silva um conjunto de fotografias que o retratam em diferentes épocas da sua vida, bem como cedidos os direitos de divulgação de dois trabalhos académicos e dos projetos de arquitetura para os Paços do Concelho de Porto de Mós e para a Escola de Regentes Agrícolas (já disponibilizados na plataforma AtoM onde se encontra alojado o Arquivo Digital da Fundação Marques da Silva).
Consultar Arquivo Digital FIMS
* Engº Fernando Álvaro, Arqtº Alfredo Augusto, Drª Maria Isilda e Engº António Manuel (Leal Machado)