Sistema de Informação Domingos Pinto de Faria
Domingos Pinto de Faria fotografado na varanda dos Paços do Concelho, no Porto, fotografia da década de 60, autor desconhecido.
Foi com um projeto de renovação de quarteirão no Covelo que, em 1965, Domingos Pinto de Faria (1934-2002) obteve o seu Diploma de Arquiteto na Escola Superior de Belas Artes do Porto, mas a sua formação incluiu ainda a frequência de um curso de economia de construção com D. A. Turin. Por sua vez, o percurso profissional iniciou-se logo no final dos anos 50, na Câmara Municipal do Porto, junto de Auzelle e enquanto membro da equipa responsável pelo Plano de extinção das ilhas. Os anos 70 marcaram a entrada no Fundo de Fomento da Habitação onde, na década de 80, chegou a assumir o cargo de Diretor da Direção de Habitação do Norte. Da obra desenvolvida enquanto profissional liberal destacam-se, na cidade do Porto, entre outros, os projetos para a Universidade Católica do Porto, o Centro Diocesano - Casa de Vilar ou a reconstrução do Hotel Boa-Vista. A sua obra estende-se, contudo, a Braga, Póvoa de Varzim, Cinfães, Marco de Canavezes, Gondomar, Francelos e Famalicão.
O acervo Domingos Pinto de Faria foi doado à Fundação Marques da Silva em 2022. A documentação é constituída por quase duas mil peças desenhadas e 5m/l de peças escritas. Inclui ainda registos fotográficos e 5 peças de mobiliário. Trata-se de um acervo ainda em tratamento, mas já pode ser consultado, nas suas linhas gerais, no Arquivo Digital da instituição.
Consultar:
Arquivo Digital FIMS